Testemunho de vida



Depoimento De Superação (Viver A Vida)


Tenho Osteogenesis Imperfecta, que é uma doença genética relativamente rara que provoca principalmente a fragilidade dos ossos, e que no meu caso se desenvolveu em Genu Varo, que é a deformidade que se caracteriza pelo arqueamento dos membros inferiores. É conhecido como “pernas curvas” ou “pernas de cowboy”.
Minha mãe começou a me levar em vários hospitais, buscando fazer meu acompanhamento, já que ela tinha desenvolvido essa doença. Mas na época pouco se fez.
Até os 2 anos de idade (1978) ainda não se percebia nada de diferente, pois apenas ao começar a andar minhas pernas começaram a ''encurvar''.
Passei por várias internações durante a infância, onde a única medida tomada pelos médicos era o uso de gesso que ia dos pés até a virilha, para evitar que o quadro se agravasse muito.
Recomendaram que eu fizesse uma cirurgia após os 12 anos, quando meus ossos já estariam mais desenvolvidos.
Mas como não me atrapalhava em nada e nem me causava dores... eu até jogava futebol!
Até que aos 16 anos as dores começaram a me incomodar, além do preconceito e da discriminação que eu sofria e que me deixou um pouco complexado em minha adolescência.
Passei por cirurgia corretiva em 1993, aos 17 anos, tendo bom resultado na operação. Mas se percebia ainda a deficiência, principalmente pela baixa estatura.
Mas me dando por satisfeito não voltei ao hospital após a recuperação e continuei minha vida e meus estudos, apesar das dificuldades.
Depois trabalhei em bar, vendi cachorro-quente nas ruas, consultório médico (1996 a 1998), período em que frequentei bailes funk, apesar das dificuldades. Afinal eu tentava ter uma vida normal. Fiz alguns cursos e terminei o 2º grau (1999).
Eu andava até de bicicleta!
Através de uma amiga conheci a ANDEF (Assoc. Niteroiense dos Deficientes físicos), onde em 1999 fiz curso de informática e pude através de convênio trabalhar como atendente de telefone em uma empresa de fast food, de abril de 2000 até setembro de 2001.
Mas aí o quadro de minha doença já havia se agravado porque não continuei o tratamento na época da cirurgia...
As dificuldades de locomoção me fizeram necessitar do uso de muletas a partir de 2001. E em 2002 dei entrada no auxílio-doença, pois minha doença se agravou no período em que trabalhava. Acredito que por causa da distância de minha casa até o trabalho e o sacrifício que fazia todos os dias...
Mas não me acomodei, e procurava fazer sempre algo.
Vendi produtos de beleza, roupas, lingerie, bijuterias, e assim eu não ficava parado e nem parava em casa...
Até que na noite do dia 7 de agosto de 2005, um sábado, eu ''cismei'' que tinha que ir ao baile funk que eu já não frequentava havia vários anos. E por causa de uma briga entre algumas pessoas eu fui empurrado e jogado ao chão, onde só vi minhas muletas ''voando'', antes que eu caísse...
Mas há males que vem pra bem, e o tratamento que abandonei em 1993 finalmente fui ''obrigado'' a continuar, pois tive uma fratura no fêmur direito, justamente no local de minha cirurgia anterior e onde eu sentia muitas dores e sensibilidade.
Me levantaram, mas o segurança do clube me pegou bruscamente no colo fazendo uma ''alavanca''. Aí meu fêmur não resistiu e se partiu...
Senti um incômodo na perna mas não sabia que estava quebrada. Ele me levou para fora do clube. Fui negligenciado pelo clube, mas na hora não pensei nisso, pois já sentia que algo grave havia acontecido...
Eu mesmo liguei para os bombeiros.
A fratura e a deformidade foram corrigidas depois de eu ter ficado quase 2 meses internado entre 2 hospitais.
Mas aguardo a cirurgia para correção da deformidade do fêmur esquerdo desde 2006.
Parei até com a hidroterapia, esperando que fosse logo operado...
Tenho reclamado, e já recorri à Defensoria Pública para ver se agilizam minha cirurgia. Mas até agora, nada...
Em fevereiro uma perita do INSS julgou que eu estaria apto ao trabalho e desde então meu auxílio-doença foi suspenso. Tive que entrar com ação na justiça em maio para reaver meus direitos. Mas ainda falta a decisão da juíza para que eu saiba se recebo os atrasados, se me aposento ou não.
Mas o que queria dizer é que já superei muitas coisas. O complexo de inferioridade, que me deixava com dificuldades para me relacionar.
Recorri a salas de bate-papo por telefone e programas de rádio para tentar vencer a barreira do preconceito e tentar conhecer pessoas que não se importassem com minha deficiência. E consegui fazer várias amizades e até alguns relacionamentos, apesar de muitas decepções e frustrações, pois ao telefone as pessoas tem mais facilidade em se expressar, mas a realidade é bem diferente.
Tive mais de 40 encontros entre 2002 e 2007. Embora nos últimos anos eu já não tinha a mesma frequência de novos encontros, pois já estava cansado de tantas desilusões...
Até que, quando eu menos esperava conheci através da internet alguém especial, diferente de todas que eu havia conhecido. Alguém que me fez acreditar, tanto através de palavras (escritas e faladas), gestos, atitudes e demonstrações, em uma história de amor semelhante as dos filmes que eu assistia e que sonhava em um dia viver algo parecido, mas que achava quase impossível!  
Durante alguns meses vivi algo especial, desde nosso 1º contato virtual até nosso encontro e os momentos que passamos juntos.
Mas a distância não atrapalhava nossos planos, que eram muitos...
Algo que parecia um sonho de tão maravilhoso e perfeito, mas que brusca e injustificavelmente teve um final.
Pra resumir, ela me levou ao céu com seu amor e dedicação, me fazendo o homem mais feliz do mundo. Mas depois me deixou muito mal, pois ao perdê-la perdi o chão, a razão de viver, a vontade de lutar por meus objetivos, a crença no amor verdadeiro, na amizade, enfim...
Pensei que a vida não fazia mais sentido. Não pelo fim de um relacionamento, mas pela maneira com que tudo terminou, pois eu sabia que ela gostava de mim, mas algo mais forte que ela nos separou...
Mas apesar de tudo tenho um imenso carinho, admiração e respeito por ela, pois aprendi muito. Aprendi a amar, pois agora sei que devo amar a mim em 1º lugar antes de ter condições de amar outra pessoa.
Ela foi, é, e sempre será uma mulher que marcou uma nova fase em minha vida, pois depois de superar o fundo do poço emocional e existencial no qual me encontrei durante alguns meses, eu percebi que se tudo aconteceu assim é porque tinha de ser.
Finalmente vi que tudo tem razão de ser. Que se contudo que passei esse ano eu não guardo mágoas de ninguém, nem perdi a esperança de conseguir tudo aquilo que desejo, desde que mereça. Pois pra mim além de acreditar e ter fé, precisamos merecer.
E como merecer? Sendo superiores em relação aos sentimentos mesquinhos e hipócritas que só nos fazem mal.
Nunca fui mal, pois sempre quis o bem de todos e sempre acreditei em Deus, no seu poder e na mensagem que era passada através dos filmes sobre a vida e morte de Cristo.
Nunca reclamei ou lamentei por ter nascido pra ser diferente, mas não aceitava o porque de algumas pessoas sofrerem mais do que as outras ou o fato de haver tanta injustiça e desigualdade.
Agora creio ter encontrado muitas dessas respostas, pois expontaneamente desde o dia 13 de Setembro eu decidi seguir ao que meu coração foi transmitido:
Que Deus é a força maior, que criou todas as coisas e que decide quando e como tudo deve acontecer, embora não interfira o tempo todo em nossas vidas, pois pra ele não importa se o caminho que escolhemos é cheio de espinhos ou de pedras, pois o plano que ele tem pra cada um de nós é fundamentado no seu propósito, que está infinitamente além de nosso entendimento, já que nossa medida e noção de tempo está limitada ao nosso conhecimento humano.
E mesmo sendo apenas um recém-convertido eu tenho a compreensão de que nem tudo é do jeito no tempo que queremos, mas sim no tempo estabelecido por Deus. Não importando se para isso tenhamos que passar por muitas dificuldades, já que muitas dessas dificuldades são causadas por nossa falta de humildade em reconhecer que só tendo uma sincera e dedicada comunhão com Deus através de sua palavra que está na bíblia poderemos alcançar o entendimento e o merecimento para receber as bênçãos e vitórias que Deus reserva para cada um de nós.
É claro que é questão de fé, mas também estou me baseando na Bíblia e em toda minha experiência de vida, na qual minha espiritualidade foi sofrendo um processo de evolução depois de ver que muitas das coisas que nos parecem boas são na verdade ilusão e motivo de sofrimento.
Senti essa maior transformação em uma visita a uma Igreja Assembléia de Deus.
Eu nunca fui Católico praticante e nem experimentei a fé pelo espiritismo ou qualquer outra religião, mas sempre respeitando cada uma delas, embora sempre tenha sentido que nas denominações evangélicas eu encontrava sentido em suas doutrinas, tendo visitado várias delas, mas nunca sentido verdadeira emoção.
Eu sempre soube que a vida que levava não fazia muito sentido, mesmo sendo eu uma pessoa do bem, amigo, carinhoso, romântico, preocupado com o meio-ambiente, sendo contra toda e qualquer forma de discriminação, envolvido com política e questões sociais, entre outros assuntos. E sempre procurando aprender para me tornar uma pessoa cada vez melhor.
Não queria falar de religião, pois é uma questão pessoal e polêmica, já que também não gostaria de ter meu relato julgado por ter enfatizado um pouco esse tema. Mas como não poderia falar sobre isso, se foi a razão pela qual eu superei um momento de depressão depois de tudo que me aconteceu esse ano, tendo pensado até em suicídio? (algo que não me ocorria desde 2002, pois na época não havia superado o complexo de inferioridade).
A mensagem que eu gostaria de passar é que apesar de acontecerem coisas em nossas vidas que muitas das vezes não entendemos as razões e os motivos pelos quais elas acontecem devemos sempre pensar positivo. Pensar e agir. Devemos entender que se ocorreu algo que não podemos mudar devemos aprender a lidar com a nova realidade, aceitando o fato de que lamentar e reclamar não vai fazer o tempo voltar. Mas que nem por isso devemos perder a fé e a esperança na possibilidade de que algo de bom e inesperado também pode acontecer. Um milagre!
Devemos aprender com as pessoas que tem suas limitações, sejam elas físicas, financeiras, sociais, culturais ou intelectuais também são felizes, pois conseguem driblar tantos obstáculos, que pra maioria das pessoas, por se prenderem muito ao dinheiro, poder, status, vaidade, orgulho e a vida material, tornam-se barreiras intransponíveis.
A vida é uma experiência passageira, independente da fé e da crença que cada um pode ter. Mas devemos procurar fazer dela uma experiência agradável e produtiva, tirando dela as lições que precisamos para que possamos nos tornar a cada dia um ser humano melhor em todos os sentidos, procurando aceitar que podemos ter limitações, mas que isso não nos deixe desistir de buscar o melhor dentro de nós para que compartilhemos desse melhor com as outras pessoas, seja através de experiências de vida ou de conhecimento adquirido, podendo assim também contribuir para um mundo melhor, apesar de todas as perdas que porventura venhamos a sofrer.
Admito que errei e continuo errando, mas sempre procurando acertar e melhorar. Contudo, baseado em tudo que já vivi eu sei que hoje sou um ser humano melhor que ontem, e amanhã quero ser melhor que hoje. Não para ser melhor que ninguém, mas para poder contribuir com o melhor de mim nessa passagem aqui na terra, pois acredito que dependo do que eu for aqui para que mereça minha recompensa.
E cada um terá a sua...
Ainda aguardo a cirurgia, o resultado sobre o processo contra o INSS, e uma possibilidade de trabalhar com sites ou alguma coisa relacionada a internet ou computador.
Mas não deixo de procurar algo, uma idéia ou oportunidade pra trabalhar, fazer alguma coisa que eu goste, seja com vendas ou relacionado a internet.
E também penso em fazer faculdade. Talvez Psicologia, algo na área social, algo que me preencha, que me faça bem e onde eu possa ajudar as pessoas.
Nada acontece em vão...
As dificuldades são testes pra nos fazer crescer e aprender.
Que Deus nos abençoe!
Muita paz, harmonia, alegria e felicidade a todos nós!

28/11/2009

Leandro Maia


Versão em vídeo (Expontâneo, sem texto pronto)
Vídeo gravado em 27/11/2009



Atualizando:
Causa ganha contra o INSS em 01/03/2011.
Depois de 4 anos de espera em outro hospital, em uma fila que não andava (HMBR-RJ), agora estou na fila de espera para a cirurgia no INTO, na qual entrei em 4º lugar em maio de 2011, entre outros 150 pacientes, dentro do meu tipo de cirurgia, e em agosto já estava em 1º, aguardando o chamado para os exames pré-operatórios.
Bons resultados em provas para a disputa de vagas em curso pré-universitário da UFRJ:
2010 - 6º lugar dentre 150 vagas (Cerca de 300 candidatos);
2011 - 4º lugar dentre 150 vagas (Cerca de 300 candidatos).
Bom resultado no ENEM 2011 (113 acertos dentre 180 questões).
Passei pelo batismo nas águas em 07/11/2010;
Faço parte do Grupo Jovem Harmonia Cristã, da 1ª Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Austin, Filial Congregação Mariléia.
Estes são apenas alguns exemplos das coisas que Jesus tem realizado em minha vida, para a glória de Deus!

27/11/2011


Leandro Maia

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leandro Maia Gonçalves - Testemunho de Superação em Deus (07-03-2013)

Depoimento com meu testemunho de conversão a Cristo, falando sobre algumas mudanças que vivi após receber a Jesus como meu Salvador.
Conto algumas bênçãos, algumas experiências de vida e deixo uma mensagem para que todos possam buscar e encontrar a verdadeira paz de Deus.


* Versão 1 (Vídeo)


OBS: A qualidade do vídeo ficou ruim, por motivo de pouca iluminação no local

''Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.'' (João 14:6)



* Versão 2 (Áudio)

Ouça meu testemunho em MP3