Palestras e Mensagens - Leandro Maia Gonçalves

Palestras e Mensagens:  Nº 01 - Rejeição à Palavra de Deus

Jeremias 36 (1-4, 8, 11-16, 21, 23-26.)

“Desde os tempos bíblicos até hoje em dia, o homem tem rejeitado a Palavra e a vontade de Deus”.

I - Rejeição

1)    Baruque lê um rolo no Templo

·         No quarto ano em que Jeoaquim, filho de Josias, reinou em Judá, o SENHOR Deus me disse:
·         — Jeremias, pegue um rolo— um livro— e escreva nele tudo o que lhe falei a respeito do povo de Israel e de Judá e a respeito de todas as nações. Escreva tudo o que eu disse desde a primeira vez em que falei com você, quando Josias era rei, até hoje.
·         O povo de Judá vai ficar sabendo de toda a destruição que estou pensando fazer cair sobre eles. Aí talvez todos abandonem os seus maus caminhos, e eu perdoarei a maldade e os pecados deles.
·         Depois, eu chamei Baruque, filho de Nerias, e ditei tudo o que o SENHOR me tinha dito, e ele escreveu num rolo. (1-4)
·        Então Baruque leu no pátio do Templo as palavras do SENHOR, exatamente como eu havia mandado. (8)

2)    O rolo é lido diante das autoridades

---

Palestras e Mensagens: Nº 02 - Os Frutos da Nova Vida em Cristo



A nova vida no serviço de Deus

''Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.'' (Romanos 12:2)

Será que somos crentes, santos e salvos, ou estamos nos enganando?
Se pensamos que somos escolhidos e separados por Deus, mas vivemos de modo tão semelhante ao modo do mundo, fica difícil distinguir o crente do incrédulo, a não ser, às vezes, pela roupa que vestimos ou pelo modo de falar, cheio de gírias, como “tá amarrado!”, “varão”, “varoa”, “é só vitória!”, “vigia”, entre outras expressões.
Somos convertidos? Como continuamos com as mesmas práticas de antes?

I - Como viver a nova vida

· Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo!
· Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva.
· Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.
· Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades!
· Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.
(Efésios 4:25-26,29,31-32) Ref.: Romanos 6:1-14 (A nova vida em Cristo)

II - Como agradar a Deus


---

Palestras e Mensagens: Nº 03 - Os Sinais do Fim dos Tempos



O Sermão Profético de Jesus, no Monte das Oliveiras

(Lucas 21:7-11,19,22-23,25-29,-31,33-36,38)

I.            Perseguições e sofrimentos
·         Aí eles perguntaram: — Mestre, quando será isso? Que sinal haverá para mostrar quando é que isso vai acontecer?
·         Jesus respondeu: — Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu, dizendo: “Eu sou o Messias” ou “Já chegou o tempo”. Porém não sigam essa gente.
·         Não tenham medo quando ouvirem falar de guerras e de revoluções. Pois é preciso que essas coisas aconteçam primeiro. Mas isso não quer dizer que o fim esteja perto.
·         E continuou: — Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro.
·         Em vários lugares haverá grandes tremores de terra, falta de alimentos e epidemias. Acontecerão coisas terríveis, e grandes sinais serão vistos no céu.
·         Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos.
(Lucas 21:7-11,19) Ref.: Mateus 24:1-14; Marcos 13:1-13
21:7 - A pergunta foi feita por quatro discípulos: Pedro, Tiago, João e André (Marcos 13:3); É uma pergunta a respeito dos sinais sobre a vinda de Jesus e o fim dos tempos. 21:9 - O fim não viria imediatamente (Mateus 24:3,6). 21:11 - São sinais que acompanhariam a vinda do Senhor (Marcos 13:25). 21:19 - Aquele que perseverar até o fim será salvo (Marcos 13:13).

Sabemos que após a morte, ressurreição e ascensão de Cristo, entramos no período que conhecemos por “últimos dias” ou “final dos tempos”, e desde então muitos sinais tem sido observados e muitas profecias tem se cumprido.
Desde esse tempo tem sido dito, e nós mesmos já ouvimos dizer há muito tempo que “Jesus está voltando!”, o que nos dá a ideia de Ele já ter saído de seu lugar glorioso, e já estar vindo de volta pra cá, pra cumprir seus propósitos. O que não é verdade, por um erro de interpretação, pois nos deixa a impressão de que Ele está demorando pra voltar, quando, na verdade, a interpretação correta, à luz da bíblia, é que Jesus voltará, e isso se dará num piscar de olhos, a qualquer momento, e pegará a muitos de surpresa.
Se fizéssemos a leitura correta desta promessa, talvez não estivéssemos tão desligados, como se pudéssemos ver Jesus voltando, e houvesse tempo para nos concertarmos, arrumar a casa e nossa vida diante de Deus a tempo de garantir nosso arrebatamento junto ao nosso Senhor Jesus.

II.            A grande tribulação

---

Palestras e Mensagens: Nº 04 - O Propósito da Lei é a Salvação!



Há tempo para tudo, um tempo determinado por Deus.

 “Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.
Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz.” (Eclesiastes 3:1,11)
Tudo o que acontece faz parte de um propósito, seja para aguardamos o tempo necessário para o cumprimento de uma promessa, seja para que possamos aprender a não cometer os mesmos erros.
Ainda assim, às vezes ficaremos sem entender o motivo ou o objetivo pelo qual algumas coisas acontecem.
I.            Entendendo sobre o tempo da lei
1)       A lei e o pecado
·         O que vamos dizer então? Que a própria lei é pecado? É claro que não! Mas foi a lei que me fez saber o que é pecado. Pois eu não saberia o que é a cobiça se a lei não tivesse dito: “Não cobice.”
·         Porém o pecado se aproveitou dessa lei para despertar em mim todo tipo de cobiça. Porque, se não existe a lei, o pecado é uma coisa morta.
(Romanos 7:7-8)
Houve um tempo em que vivíamos no pecado, sem saber. Por isso veio a lei, para nos mostrar que éramos escravos do pecado. Aí passamos a viver como escravos da lei.
Hoje somos livres do pecado e da lei, mas para isso precisamos ser dominados pelo Espírito Santo, que veio por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.

2)     Lei ou fé

---

Palestras e Mensagens: Nº 5 - Deus exige justiça e não sacrifícios



O profeta Amós

Amós, originário de Tecoa, que ficava a 10 km ao sul de Belém e a 18 km de Jerusalém. Não era um homem da corte, como Isaías, nem sacerdote, como Jeremias. Cuidava do rebanho e das figueiras bravas. Não se sabe se era dono ou empregado. Tinha perícia com as palavras e conhecimento amplo. Embora morasse em Judá, foi enviado para proclamar o juízo divino contra o Reino do Norte (Israel).
Amós profetizou nos reinados de Uzias (sobre Judá, 792-740 a.C.) e de Jeroboão II (sobre Israel, 793-7530). Os dois reinos estavam desfrutando de grande prosperidade e tinham alcançado novas alturas políticas e militares (cf. 2Rs 14:23-15:7; 2Cr 26). Era também um período de idolatria, de vida excessivamente regalada no dispêndio, na imoralidade, na corrupção dos processos jurídicos e na opressão dos pobres. ---
Mensagem contra a perversão da fé de Israel Lamento pelo Castigo do Povo

---

Palestras e Mensagens: Nº 06 - A Diferença entre Provação e Tentação



TEXTO BÁSICO: MATEUS 4:1-11
 
“Deus põe seu povo à prova, para confirmar sua fé ou comprovar sua dedicação (cf Gn 22:1). Enquanto isso, o Diabo tenta o homem, para instigá-lo a pecar e a se afastar de Deus (cf Zc 3:1; Jó 1:6-12, 2:1-7).”
 
A tentação de Jesus (Mateus 4:1-11) cf Mc 1:12,13; Lc 4:1-13
  1. Então o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo.
  2. E, depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer, Jesus estava com fome.
  3. Então o Diabo chegou perto dele e disse: — Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras virem pão.
  4. Jesus respondeu: — As Escrituras Sagradas afirmam: “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz.”
  5. Em seguida o Diabo levou Jesus até Jerusalém, a Cidade Santa, e o colocou no lugar mais alto do Templo.
  6. Então disse: — Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, pois as Escrituras Sagradas afirmam:
  7. “Deus mandará que os seus anjos cuidem de você. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras.”
  8. Jesus respondeu: — Mas as Escrituras Sagradas também dizem: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.”
  9. Depois o Diabo levou Jesus para um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e as suas grandezas e disse: — Eu lhe darei tudo isso se você se ajoelhar e me adorar.
  10. Jesus respondeu: — Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam: “Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele.”
  11. Então o Diabo foi embora, e vieram anjos e cuidaram de Jesus.
(NTLH)

---

Palestras e Mensagens: Nº 07 - Jovem, seja diferente, e faça a diferença!

Texto de base: Daniel 1:8

''Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei dava;''

Conselhos para os Jovens (Eclesiastes 11:9-10, 12:1-8)

  • Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer.
  • Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco.
  • Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer na vida.”
  • Lembre dele antes que chegue o tempo em que você achará que a luz do sol, da lua e das estrelas perdeu o seu brilho e que as nuvens de chuva nunca vão embora.
  • Então os seus braços, que sempre o defenderam, começarão a tremer, e as suas pernas, que agora são fortes, ficarão fracas. Os seus dentes cairão, e sobrarão tão poucos, que você não conseguirá mastigar a sua comida. A sua vista ficará tão fraca, que você não poderá mais ver as coisas claramente.
  • Você ficará surdo e não poderá ouvir o barulho da rua. Você quase não conseguirá ouvir o moinho moendo ou a música tocando. E levantará cedo, quando os passarinhos começam a cantar.
  • Então você terá medo de lugares altos, e até caminhar será perigoso. Os seus cabelos ficarão brancos, e você perderá o gosto pelas coisas. Nós estaremos caminhando para o nosso último descanso; e, quando isso acontecer, haverá gente chorando por nossa causa nas ruas.
  • A vida vai se acabar como uma lamparina de ouro cai e quebra, quando a sua corrente de prata se arrebenta, ou como um pote de barro se despedaça quando a corda do poço se parte.
  • Então o nosso corpo voltará para o pó da terra, de onde veio, e o nosso espírito voltará para Deus, que o deu.
  • É ilusão, é ilusão, diz o Sábio. Tudo é ilusão (vaidade).

Um comentário:

Unknown disse...

Se Jesus conseguiu passar por todo esse tormento e VENCER, nos deu a lição que poderemos fazer o mesmo.