sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Palestras e Mensagens: Nº 03 - Os Sinais do Fim dos Tempos

O Sermão Profético de Jesus, no Monte das Oliveiras

(Lucas 21:7-11,19,22-23,25-29,-31,33-36,38)

I.            Perseguições e sofrimentos
·         Aí eles perguntaram: — Mestre, quando será isso? Que sinal haverá para mostrar quando é que isso vai acontecer?
·         Jesus respondeu: — Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu, dizendo: “Eu sou o Messias” ou “Já chegou o tempo”. Porém não sigam essa gente.
·         Não tenham medo quando ouvirem falar de guerras e de revoluções. Pois é preciso que essas coisas aconteçam primeiro. Mas isso não quer dizer que o fim esteja perto.
·         E continuou: — Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro.
·         Em vários lugares haverá grandes tremores de terra, falta de alimentos e epidemias. Acontecerão coisas terríveis, e grandes sinais serão vistos no céu.
·         Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos.
(Lucas 21:7-11,19) Ref.: Mateus 24:1-14; Marcos 13:1-13
21:7 - A pergunta foi feita por quatro discípulos: Pedro, Tiago, João e André (Marcos 13:3); É uma pergunta a respeito dos sinais sobre a vinda de Jesus e o fim dos tempos. 21:9 - O fim não viria imediatamente (Mateus 24:3,6). 21:11 - São sinais que acompanhariam a vinda do Senhor (Marcos 13:25). 21:19 - Aquele que perseverar até o fim será salvo (Marcos 13:13).

Sabemos que após a morte, ressurreição e ascensão de Cristo, entramos no período que conhecemos por “últimos dias” ou “final dos tempos”, e desde então muitos sinais tem sido observados e muitas profecias tem se cumprido.
Desde esse tempo tem sido dito, e nós mesmos já ouvimos dizer há muito tempo que “Jesus está voltando!”, o que nos dá a ideia de Ele já ter saído de seu lugar glorioso, e já estar vindo de volta pra cá, pra cumprir seus propósitos. O que não é verdade, por um erro de interpretação, pois nos deixa a impressão de que Ele está demorando pra voltar, quando, na verdade, a interpretação correta, à luz da bíblia, é que Jesus voltará, e isso se dará num piscar de olhos, a qualquer momento, e pegará a muitos de surpresa.
Se fizéssemos a leitura correta desta promessa, talvez não estivéssemos tão desligados, como se pudéssemos ver Jesus voltando, e houvesse tempo para nos concertarmos, arrumar a casa e nossa vida diante de Deus a tempo de garantir nosso arrebatamento junto ao nosso Senhor Jesus.

II.            A grande tribulação
·         Porque aqueles dias serão os “Dias do Castigo”, e neles acontecerá tudo o que as Escrituras Sagradas dizem.
·         Ai das mulheres grávidas e das mães que ainda estiverem amamentando naqueles dias! Porque virá sobre a terra uma grande aflição, e cairá sobre esta gente um terrível castigo de Deus.
(Lucas 21:22-23) Ref.: Mateus 24:15-18; Marcos 13:14-23
21:22 – A justiça punitiva de Deus, em consequência da infidelidade (Isaías 63:4; Jeremias 5:29; Oséias 9:7).
III.            A vinda (volta) do Filho do Homem
·         E Jesus continuou: — Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas.
·         Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror ao pensarem no que vai acontecer, pois os poderes do espaço serão abalados.
·         Então o Filho do Homem aparecerá descendo numa nuvem, com poder e grande glória.
·         Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos.
(Lucas 21:25-28)

21:27 – A segunda vinda de Cristo (Daniel 7:13). Refere-se aos tempos do fim, embora, ao mesmo tempo fala da destruição de Jerusalém, em 70 d.C.

1)       A lição da figueira
·         Em seguida Jesus fez esta comparação: — Vejam o exemplo da figueira ou de qualquer outra árvore.
·         Quando vocês veem que as suas folhas começam a brotar, vocês já sabem que está chegando o verão.
·         Assim também, quando virem acontecer aquelas coisas, fiquem sabendo que o Reino de Deus está para chegar.
·         O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre.
(Lucas 21:29-31,33) Ref.: Mateus 24:29-35; Marcos 13:24-27

21:29 – A vinda da primavera é anunciada pelo verdor das árvores (Mateus 24:32-35; Marcos 13:28-31). De modo semelhante, pode-se prever a chegada do reino quando se veem os seus sinais.

2)     A necessidade de vigiar
·         E Jesus terminou, dizendo: — Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa,
·         como se fosse uma armadilha. Pois ele cairá sobre todos no mundo inteiro.
·         Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier.
·         E todo o povo ia de madrugada para o Templo a fim de ouvi-lo.
(Lucas 21:34-36,38) Ref.: Mateus 24:36-44; Marcos 13:33-37

21:34 – “aquele dia” fala da volta de Cristo e da instauração do seu reino futuro (21:31). “de surpresa” não significa que a segunda vinda de Cristo acontecerá totalmente sem aviso, pois haverá sinais introdutórios.

“Uma pequena menina notou que sua avó lia muito a Bíblia. Quando uma visitante perguntou por que ela lia constantemente a Bíblia, a menina respondeu rapidamente: "Eu acho que ela está se preparando para as provas finais." A menina não estava completamente equivocada. Não se tratava de um estudo escolar para os exames de fim de ano, mas, na realidade, a sua avó estava colocando sua vida diante do Senhor e preparando-se para o dia em que encontraria o seu Deus face a face. Um dia Jesus virá buscar a Sua igreja e precisamos estar preparados para esse encontro que determinará onde passaremos a eternidade.”

Portanto, devemos estar atentos com nossa conduta de vida, procurando sempre estar de acordo com a vontade de Deus, com Sua Palavra, pois, quando chegar a hora determinada por Ele, tudo se cumprirá, e precisamos estar preparados, para que não sejamos pegos desprevenidos, e com isso venhamos a perder aquilo que Deus planejou para nós. Sua Salvação.
Sejamos perseverantes, apesar das dificuldades, e depois de toda essa preparação alcançaremos a vitória plena que, compensa, infinitamente, todo o esforço que temos feito para agradar a Deus, vivendo segundo o que temos aprendido em Sua Palavra.
É como uma corrida, uma competição, uma olimpíada, um concurso, uma prova, onde somente os melhores alcançam a vitória. E estes somos nós, os escolhidos, separados, capacitados e fortalecidos por Deus, pelo sacrifício de Cristo na cruz, e pela ação do Seu Espírito Santo em nós, nos moldando para que possamos receber o prêmio destinado aos obedientes à Palavra de Deus.

OBS: Textos bíblicos extraídos da Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil.

Esboço de Leandro Maia Gonçalves
15 de fevereiro de 2013

Nenhum comentário: