terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Palestras e Mensagens: Nº 04 - O Propósito da Lei é a Salvação!

Há tempo para tudo, um tempo determinado por Deus.

 “Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.
Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz.” (Eclesiastes 3:1,11)
Tudo o que acontece faz parte de um propósito, seja para aguardamos o tempo necessário para o cumprimento de uma promessa, seja para que possamos aprender a não cometer os mesmos erros.
Ainda assim, às vezes ficaremos sem entender o motivo ou o objetivo pelo qual algumas coisas acontecem.
I.            Entendendo sobre o tempo da lei
1)       A lei e o pecado
·         O que vamos dizer então? Que a própria lei é pecado? É claro que não! Mas foi a lei que me fez saber o que é pecado. Pois eu não saberia o que é a cobiça se a lei não tivesse dito: “Não cobice.”
·         Porém o pecado se aproveitou dessa lei para despertar em mim todo tipo de cobiça. Porque, se não existe a lei, o pecado é uma coisa morta.
(Romanos 7:7-8)
Houve um tempo em que vivíamos no pecado, sem saber. Por isso veio a lei, para nos mostrar que éramos escravos do pecado. Aí passamos a viver como escravos da lei.
Hoje somos livres do pecado e da lei, mas para isso precisamos ser dominados pelo Espírito Santo, que veio por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.

2)     Lei ou fé

  • Os que confiam na sua obediência à lei estão debaixo da maldição de Deus. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Quem não obedece sempre a tudo o que está escrito no Livro da Lei está debaixo da maldição de Deus.”
  • É claro que ninguém é aceito por Deus por meio da lei, pois as Escrituras dizem: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.”
  • Mas a lei não tem nada a ver com a fé. Pelo contrário, como dizem as Escrituras: “Viverá aquele que fizer o que a lei manda.”
  • Porém Cristo, tornando-se maldição por nós, nos livrou da maldição imposta pela lei. Como dizem as Escrituras: “Maldito todo aquele que for pendurado numa cruz!”
  • Cristo fez isso para que a bênção que Deus prometeu a Abraão seja dada, por meio de Cristo Jesus, aos não judeus e para que todos nós recebamos por meio da fé o Espírito que Deus prometeu.
(Gálatas 3:10-14)

Seria impossível alguém viver segundo a lei, inclusive porque ninguém conseguiria cumprir a lei em tempo integral, devido à nossa natureza, e por isso a fé seria nossa condução à Salvação.
A Bíblia nos relata que mesmo aqueles que nos servem de modelo de fé e de obediência, até estes deixaram de cumprir a lei em algum momento, como Davi e Sansão.

3)     A lei e a promessa

·         Meus irmãos, vou usar um exemplo da vida diária: quando duas pessoas combinam alguma coisa e assinam um contrato, ninguém pode quebrá-lo ou acrescentar qualquer coisa a ele.
·         Pois Deus fez as suas promessas a Abraão e ao seu descendente. Quando as Escrituras dizem que Deus fez as suas promessas a Abraão “e à sua descendência”, elas não querem dizer que se trata de muitas pessoas, mas de uma só, isto é, Cristo.
·         Então, por que é que foi dada a lei? Ela foi dada para mostrar as coisas que são contra a vontade de Deus. A lei devia durar até que viesse o descendente de Abraão, pois a promessa foi feita a esse descendente. A lei foi entregue por anjos, e um homem serviu de intermediário.
·         Porém não é preciso haver intermediário quando se está falando de uma só pessoa; e Deus é um só.
(Gálatas 3:15-16,19-20)

Complementando o que já foi dito antes, a lei foi necessária até que se cumprisse a promessa feita a Abraão, e ela serviu de orientação para o povo de Deus, até que Jesus viesse, cumprindo mais um propósito de Deus, no tempo certo determinado por Ele.

4)     A luta interior

·         Sabemos que a lei é divina; mas eu sou humano e fraco e fui vendido ao pecado para ser seu escravo.
·         E isso mostra que, de fato, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz.
·         Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço.
(Romanos 7:14,17,19)

Nesta carta, o Apóstolo Paulo é bem claro quando nos diz que não é fácil viver de modo correto, pois nossa natureza humana está sempre nos empurrando para o erro, pois é dominada pelo pecado.

II.            O objetivo da lei

·         Mas, antes que chegasse o tempo da fé, nós éramos prisioneiros da lei, até que fosse revelada a fé que devia vir.
·         Assim, a lei ficou tomando conta de nós até que Cristo viesse para podermos ser aceitos por Deus por meio da fé.
·         Agora que chegou o tempo da fé, não precisamos mais da lei para tomar conta de nós.
(Gálatas 3:23-25)

1)       A vida dominada pelo Espírito Santo

·         Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus.
·         Pois a lei do Espírito de Deus, que nos trouxe vida por estarmos unidos com Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte.
·         Deus fez o que a lei não pôde fazer porque a natureza humana era fraca. Deus condenou o pecado na natureza humana, enviando o seu próprio Filho, que veio na forma da nossa natureza pecaminosa a fim de acabar com o pecado.
·         Portanto, meus irmãos, nós temos uma obrigação, que é a de não vivermos de acordo com a nossa natureza humana.
·         Porque, se vocês viverem de acordo com a natureza humana, vocês morrerão espiritualmente; mas, se pelo Espírito de Deus vocês matarem as suas ações pecaminosas, vocês viverão espiritualmente.
(Romanos 8:1-3,12-13)

Paulo nos alerta para que não sejamos dominados por nossa natureza, que é pecadora, mas que nos deixemos dominar pelo Espírito Santo, para que vençamos a morte e alcancemos a Salvação.

“Martinho Lutero (1483-1546) declarava: «A lei descobre a doença, o evangelho dá o remédio».”

Aprendemos que houve um tempo em que foi necessária a utilização de leis para orientarem e guardarem o povo dentro de um conjunto de regras e normas. Esse tempo passou, e chegou um tempo em que Jesus ensinava sobre o propósito desse tempo da lei, que nos mostrou o que é pecado, nos apresentando a fé, nos deixando o Espírito Santo e revelando toda a graça de Deus.
Agora, vamos ao que mais interessa, que é viver o tempo da graça, de acordo com a Palavra de Deus, pois “É Tempo de Salvação!”

OBS: Textos bíblicos extraídos da Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil.

Esboço de Leandro Maia Gonçalves
19 de fevereiro de 2013

Nenhum comentário: