quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Palestras e Mensagens: Nº 02 - Os Frutos da Nova Vida em Cristo

A nova vida no serviço de Deus

''Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.'' (Romanos 12:2)


Será que somos crentes, santos e salvos, ou estamos nos enganando?
Se pensamos que somos escolhidos e separados por Deus, mas vivemos de modo tão semelhante ao modo do mundo, fica difícil distinguir o crente do incrédulo, a não ser, às vezes, pela roupa que vestimos ou pelo modo de falar, cheio de gírias, como “tá amarrado!”, “varão”, “varoa”, “é só vitória!”, “vigia”, entre outras expressões.
Somos convertidos? Como continuamos com as mesmas práticas de antes?


I - Como viver a nova vida


· Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo!
· Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva.
· Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.
· Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades!
· Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.
(Efésios 4:25-26,29,31-32) Ref.: Romanos 6:1-14 (A nova vida em Cristo)


II - Como agradar a Deus


· Não deixem de receber bem aqueles que vêm à casa de vocês; pois alguns que foram hospitaleiros receberam anjos, sem saber.
· Lembrem dos presos, como se vocês estivessem na cadeia com eles. Lembrem dos que sofrem, como se vocês estivessem sofrendo com eles.
· Não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que vocês têm, pois Deus disse: “Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei.”
· Portanto, sejamos corajosos e afirmemos: “O Senhor é quem me ajuda, e eu não tenho medo. Que mal pode alguém me fazer?”
· Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.
(Hebreus 13:2,3,5-6,17)


1) Vidas transformadas


· Então, de agora em diante, vivam o resto da sua vida aqui na terra de acordo com a vontade de Deus e não se deixem dominar pelas paixões humanas.
· E agora os pagãos ficam admirados quando vocês não se juntam com eles nessa vida louca e imoral e por isso os insultam.
(1 Pedro 4:2,4)


III – O comportamento de um cristão


“Mas evite as discussões tolas, as longas listas de nomes de antepassados, as brigas e os debates a respeito da lei dos judeus. Essas coisas são inúteis e sem valor.”
(Tito 3:9)


1) Um trabalhador aprovado


''Evite os falatórios contrários aos ensinamentos cristãos, pois eles fazem com que as pessoas se afastem de Deus.''
(2 Timóteo 2:16)


2) Tratamento igual para todos


“Meus irmãos, vocês que crêem no nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas.”
(Tiago 2:1)


IV – O verdadeiro cristão é sal e luz para o mundo


1) O sal e a luz


· — Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam.
· Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa.
· Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.
(Mateus 5:13,15-16)


2) Três características do sal


a) O Sal tempera
b) O Sal alimenta
c) O Sal conserva


2.1) Dois cuidados do cristão que é sal


a) Equilíbrio: Não salgar demais (tornarem-se intragáveis);


b) Pureza: Não perder o sabor - sob certas circunstâncias (misturas) o sal pode perder o seu sabor. Quando isto acontecia, o sal era jogado na entrada das casas, para ser pisado pelas pessoas (para evitar o barro em dias de chuva).
Deixando de funcionar como deve, o cristianismo é pisado pelos homens (repare como a mídia pisa nos cristãos quando eles dão mau testemunho).


3) Três características da luz


a) A Luz afasta a escuridão (e, junto com ela, o medo)
b) A Luz orienta (especialmente os que ainda estão longe da luz)
c) A Luz conforta


3.1) Duas preocupações do cristão que é luz


a) Humildade: A luz principal é Cristo; os cristãos são luzeiros (Filipenses 2.15). Nossas obras devem brilhar diante dos homens, mas, em humildade. A luz do cristão permite que o mundo veja suas obras e glorifique a Deus.


b) Perseverança: A luz está ligada à idéia de justiça, retidão. A base da ilustração da luz é o próprio Deus (I João 1.5). Somos luzeiros, isto é, refletimos o caráter de Deus sobre as pessoas ao nosso redor.


3.2) Vivendo na luz


· Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios.
· Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm.
· Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam.
(Efésios 5:15-17)


Entretanto, ainda que muitos não percebam a diferença que há nos verdadeiros filhos de Deus, importa que sejamos, de fato, diferentes, de dentro para fora, começando por uma mudança de pensamento e comportamento, e tendo um estilo de vida diferenciado, que até os que não temem a Deus saberão que estão diante dos escolhidos de Deus.


V – A árvore é conhecida pelo fruto que produz


1) A árvore e as suas frutas


“— Vocês só poderão ter frutas boas se tiverem uma árvore boa. Mas, se tiverem uma árvore
que não presta, vocês terão frutas que não prestam. Porque é pela qualidade das frutas que
sabemos se uma árvore é boa ou não presta.”
(Mateus 12:33) Ref.: Lucas 6:43-44


2) Duas verdades


a) Grãos vivos de trigo não frutificam. É necessário que morram.
b) Só se atiram pedras em árvores frutíferas.

A Palavra de Deus fala por si só, sem que nada eu precise acrescentar


Devemos procurar imitar a Jesus Cristo, nosso maior exemplo a seguir.
Que tipo de música estamos ouvindo? O que estamos assistindo? Em que tipo de conversa estamos envolvidos? E nossas amizades?
Como é nosso comportamento diante da sociedade, como na fila do banco, no
trabalho, na sala de aula, ou com os vizinhos? Será que damos um bom testemunho de vida, ou somos apenas mais um no meio da multidão?
Sejamos honestos diante da lei que governa nosso país, sejamos cidadãos
conscientes de nossos direitos e deveres, fazendo o que é certo, independente se o comportamento da maioria é ilegal ou imoral!
A coisa é séria, e nestes últimos tempos tende a piorar, a cada dia...
Reflitamos nisto, e busquemos ser e fazer a diferença nesse tempo!


OBS: Textos bíblicos extraídos da Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil.


Esboço de Leandro Maia Gonçalves
25 de janeiro de 2013

Nenhum comentário: