terça-feira, 26 de março de 2013

Leitura Bíblica: Justiça e não sacrifícios

  • O SENHOR diz ao seu povo: — Eu odeio, eu detesto as suas festas religiosas; não tolero as suas reuniões solenes.
  • Não aceito animais que são queimados em sacrifício, nem as ofertas de cereais, nem os animais gordos que vocês oferecem como sacrifícios de paz.
  • Parem com o barulho das suas canções religiosas; não quero mais ouvir a música de harpas.
  • Em vez disso, quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não pára de correr.
  • — Povo de Israel, por acaso, vocês me apresentaram sacrifícios e ofertas de cereais durante os quarenta anos em que estiveram no deserto?
  • Agora, vocês vão sair carregando as imagens do deus Sicute e da estrela Quium, que vocês fizeram para adorar. Vocês vão carregar essas imagens
  • quando eu os levar como prisioneiros para lá de Damasco. Eu, o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso, estou falando.
(Amós 5:21-27)

Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil.


---

Deus exige justiça e não sacrifícios

Uma vez mais e em linguagem particularmente dura, Amós condena as cerimônias e festas religiosas que os israelitas celebravam com tanto zelo e ostentação. Todas essas práticas carecem de valor se aqueles que as realizam se esquecem do mais importante: a justiça e a honradez nos relacionamentos com o próximo.

''Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.'' (Salmos 51:17)

Nenhum comentário: